sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Diferença entre Jusnaturalismo e Jusnaturalismo Moderno


Hobbes, Aristóteles, Jusnaturalimo Moderno

É nos dito que Thomas Hobbes é o fundador do Jusnaturalismo Moderno e suas ideias são contrárias as de Aristóteles, mas Aristóteles é considerado o pai do Jusnaturalismo, então onde essas diferenças se tornam visíveis? Foi uma dúvida que tive e sobre a qual eu deduzi:

Aristóteles via o homem como um ser destinado a viver em sociedade, mais que qualquer animal gregário. Lembremo-nos que os gregários vivem pelo bem da sociedade, como as abelhas, assim o homem viveria para o bem da sociedade e a partir da família, como primeira célula da sociedade, o homem se agruparia mais e mais até formar o estado.

Já para Thomas Hobbes, os homens não tem essa vocação de se relacionarem espontaneamente para o bem da sociedade, pelo contrário, os homens são interesseiros e quando se unem o fazem para obterem vantagens para si, como poder, dinheiro e glória. Embora haja essa diferença, para Hobbes os homens aceitam fazer parte do estado para que possam deixar o estado de natureza, sendo o estado de natureza uma condição pré-social natural, base para outras ideias como o contrato social e o direito natural.

A conclusão é que Hobbes se baseia na ideia de direito natural e na natureza humana para fundamentar suas teses de estado. Aristóteles também se baseia em ideias de leis naturais para a formação do estado, mas parte de princípios e pressupostos contrários aos de Hobbes, analisando o homem mais como um animal político.

Importante também dizer que Jusnaturalismo é um sinônimo de direito natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário