domingo, 22 de dezembro de 2013

A importância do outro em nosso conhecimento


Ricardo Goldenberg
Em uma palestra de Ricardo Goldenberg no Café Filosófico chamada de A Utopia do Autoconhecimento nos fala sobre a importância do outro em nosso conhecimento e nosso autoconhecimento.

Em uma palestra de Ricardo Goldenberg no Café Filosófico chamada de A Utopia do Autoconhecimento, o palestrante cita um caso cotidiano de sua vida, em que pessoas que o procuram para aprender desejam que ele selecione um tema para ensinar conforme a percepção dele sobre o que as pessoas mais precisam. Essas pessoas geralmente são outros psicólogos.

Ricardo então lhes diz para procurar uma terceira pessoa, fora do convívio cotidiano do requisitante, (ou seja, que não tem uma forma de pensar assimilada a sua,) e comece a explicar-lhe um tema de sua preferência. Durante a explicação, nos momentos em o que a segunda pessoa, o que instrui a terceira pessoa, tiver maior dificuldade de ser claro, ele encontrará nessa dificuldade as suas próprias deficiências. Ao explicar ao outro ele identificará o que sabe e principalmente o que não sabe sobre o que ele acreditava que sabia.

Me lembra o chavão que diz que quando eu ensino eu aprendo mais do que ensino.

Para Ricardo o ser se reconhece também a partir do outro, eu me reconheço no outro e me reflito no outro.

O pensador comum, muitas vezes, abre mão de conversas, por exemplo de oportunidades de almoço em grupo, para estudar, para ganhar tempo estudando, mas perspectivas como a do Ricardo nos demonstram que a interação pessoal é muito importante e as vezes as oportunidade de interação são limitada demais para serem desperdiçadas.



Maturidade do Conhecimento

Eu tenho alguma teoria sobre o desenvolvimento e maturidade do conhecimento pessoal de forma gradua e progressiva e teorizo a necessidade de em dado nível de maturidade sermos capazes de explicar a matéria em questão a outras pessoas, mas vislumbrava a realização dessa necessidade através de uma gravação de áudio que o indivíduo faria sozinho, sem interação social. Embora eu ainda acredite que isso também auxilia, tenho que concordar com o Ricardo Goldenberg sobre o papel do outro na construção desse conhecimento, seja autoconhecimento ou conhecimento geral.

Sabedoria

Embora existam divergências sobre os conceitos que vou colocar, um dia ouvi Osmar de Carvalho dizendo que sabedoria se relacionava a sabor e a experimentar, achei muito relevante e concordei com ele, mesmo estando etimologicamente vinculada a palavra grega Σοφία, "sofía". A concordância está em dizer que conhecimento não é sabedoria e que para se tornar sábio você deve experimentar o conhecimento, tornando-o seu.

Ao refletir em cima de um conhecimento, ao escrever sobre ele e ao contar sobre ele para outra pessoa de forma que a outra pessoa entenda está se construindo sabedoria. A crítica ao conhecimento é importante fonte da sabedoria e maturidade do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário